sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curso - TECLE

Síntese do Projeto “Conhecendo os animais” como trabalho exigido  para conclusão do Curso TECLE – Teclar e estudar é só começar”, ministrado pelas Coordenadoras Emanuelle e Sílvia do NTE de Ponte Nova.


Foi realizado na Escola Municipal “Monsenhor João Facundo” o projeto sobre o tema “Conhecendo os animais”, com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental  da Professora Linete de Paula Acipreste Rodrigues.

O projeto teve como principal objetivo, ampliar o conhecimento prévio dos alunos sobre a vida dos animais , suas espécies, habitat, locomoção, classificação e outros.

As atividades foram desenvolvidas através de conversas informais, confecção de mural, estudos sobre animais de estimação, produções de texto, declamação de poesia, filme, observações e leituras.

A culminância do projeto foi trabalhar com os alunos no Laboratório do Proinfo, na Biblioteca Escolar,  onde foram exploradas várias atividades de acordo com o tema,  no software Tux-Paint.

A realização deste projeto, principalmente o trabalho no laboratório foi um sucesso! Os alunos demonstraram muito entusiasmo, interesse e participação durante o desenvolvimento de todas as atividades. Compartilharam com os colegas o prazer  e a satisfação de poder trabalhar no Laboratório, com muita habilidade e criatividade.

A ida ao laboratório foi muito gratificante, pois os alunos demonstram mais interesse em todas as atividades realizadas em sala de aula, na expectativa de sempre poderem ir ao laboratório complementar o aprendizado, usando as tecnologias disponíveis na escola.


Realizado pelas professoras da Rede Municipal de Ensino

Linete de Paula Acipreste Rodrigues
Maria de Fátima de Paula Latine
Delizete da Conceição Silva Davino
Michele dos Santos Lemos
Gislene Aparecida Gomes Romagnoli

Escola Municipal "Monsenhor João Facundo"


Professora Linete de Paula Acipreste Rodrigues e seus alunos do 3° ano do Ensino Fundamental
Conversa informal para avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos.
Leitura individual e silenciosa dos alunos para reflexão do tema.
Leitura coletiva dos alunos sobre o tema "Conhecendo os animais".
Confecção de mural de animais vertebrados.
Estudo sobre o animal de estimação: "A porquinha da Índia".
 Filme: A Arca de Noé.
Atividades sobre o tema "Conhecendo os animais" orientadas pela Professora Linete, no Laboratório do Proinfo, usando o Tux Paint.


2 comentários:

  1. Só quem faz corre o risco de acertar!... de brilhar... de alcançar o sucesso!
    Só quem é professora sabe a emoção que sentimos, quando vimos brilhar nos olhos das crianças a satisfação de aprender...
    Você fez acontecer... e o resultado do seu trabalho ficou maravilhoso! Parabéns e obrigada por tudo o que me ensinou!...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PROFESSORA LINETE.
    SEU TRABALHO ESTA INDO MUITO BEM.

    ResponderExcluir